VÍDEOS
REGRA 1 – O TERRENO DE JOGO
REGRA 1 – O TERRENO DE JOGO
O terreno de jogo é um retângulo com 40 metros de comprimento e 20 metros de largura, consistindo em duas áreas de baliza e uma área de jogo.
As linhas limite mais compridas são designadas linhas laterais, e as mais curtas por linhas de baliza (entre os postes da baliza) ou linhas de saída de baliza (do lado exterior dos mesmos).
As balizas têm uma altura de 2 metros e de 3 metros de comprimento.
Os três lados que são visíveis a partir do campo deverão estar pintados em faixas de duas cores contrastantes, as quais deverão contrastar claramente com o fundo que as rodeia.
As balizas têm que ter uma rede, a qual deverá estar presa, de modo a que uma bola normalmente lançada para a baliza permaneça dentro da mesma.
Os três lados que são visíveis a partir do campo deverão estar pintados em faixas de duas cores contrastantes, as quais deverão contrastar claramente com o fundo que as rodeia.
As balizas têm que ter uma rede, a qual deverá estar presa, de modo a que uma bola normalmente lançada para a baliza permaneça dentro da mesma.
Todas as linhas do terreno de jogo são parte integrante do mesmo.
A área da baliza está definida pela linha de área de baliza (linha de 6 metros).
A linha de lançamento livre (linha de 9 metros) é uma linha tracejada, desenhada a 3 metros da linha de área de baliza.
A linha de 7 metros é uma linha com 1 metro de comprimento, centrada à frente da baliza.
A linha de restrição do guarda-redes (linha de 4 metros) é uma linha situada diretamente à frente da baliza.
A linha central une os pontos médios das duas linhas laterais.
REGRA 2 - TEMPO DE JOGO, APITO FINAL E TIME-OUT
O intervalo entre ambas é de 10 minutos.
O prolongamento é jogado, após um intervalo de 5 minutos, caso o jogo se encontre empatado até ao final do tempo regulamentar e seja imprescindível determinar um vencedor.
O período de prolongamento consiste em 2 partes de 5 minutos cada, com um minuto de intervalo entre ambas.
Sinal Final
O tempo de jogo começa com o apito do árbitro para o lançamento de saída e termina com o sinal final automático do relógio eletrónico ou do cronometrista.
Time-Out (Interrupção do Tempo de Jogo)
A interrupção do tempo de jogo (time-out) é obrigatória quando:
- Uma exclusão de 2-minutos ou uma desqualificação é dada;
- É concedido um time-out de equipa;
- Há um apito do oficial de mesa ou do delegado;
- Sejam necessárias consultas entre os árbitros.
Cada equipa tem o direito a um tempo de paragem de equipa "Time-Out" de 1 minuto em cada metade do tempo de jogo regulamentar, mas não nos prolongamentos.
Uma equipa só pode pedir o seu Time-out de equipa quando tiver a posse da bola.
Após 50 (cinquenta) segundos o cronometrista faz soar um sinal acústico que indica que o jogo deverá ser reiniciado dentro de 10 segundos.
Uma equipa só pode pedir o seu Time-out de equipa quando tiver a posse da bola.
Após 50 (cinquenta) segundos o cronometrista faz soar um sinal acústico que indica que o jogo deverá ser reiniciado dentro de 10 segundos.
REGRA 3 - A BOLA
A bola é feita de couro ou um material sintético e tem de ser esférica.
Para cada jogo deverão estar sempre disponíveis no mínimo duas bolas.
As bolas de reserva devem estar imediatamente disponíveis na mesa do cronometrista durante o jogo.
Os árbitros decidirão quando a bola de reserva deverá ser utilizada.
Uma equipa é constituída até um máximo de 14 jogadores.
Somente 7 jogadores, no máximo, poderão estar presentes no terreno de jogo ao mesmo tempo.
Os restantes jogadores são suplentes.
Um jogador identificado como guarda-redes pode tornar-se um jogador de campo a qualquer momento.
De forma semelhante, um jogador de campo pode tornar-se guarda-redes a qualquer momento desde que esteja identificado com guarda-redes.
Se a equipa estiver a jogar sem guarda-redes, um máximo de 7 jogadores de campo estão
autorizados a permanecer em simultâneo no terreno de jogo.
Uma equipa tem que ter no mínimo 5 jogadores no terreno de jogo no início do jogo.
O jogo pode continuar, mesmo que uma equipa seja reduzida a menos que 5 jogadores no terreno de jogo. Caberá aos árbitros decidir se e quando o jogo deve ser definitivamente terminado.
As Substituições de Jogadores
REGRA 4 - A EQUIPA, SUBSTITUIÇÕES, EQUIPAMENTOS E JOGADORES
LESIONADOS
A Equipa
Uma equipa é constituída até um máximo de 14 jogadores.
Somente 7 jogadores, no máximo, poderão estar presentes no terreno de jogo ao mesmo tempo.
Os restantes jogadores são suplentes.
Um jogador identificado como guarda-redes pode tornar-se um jogador de campo a qualquer momento.
De forma semelhante, um jogador de campo pode tornar-se guarda-redes a qualquer momento desde que esteja identificado com guarda-redes.
Se a equipa estiver a jogar sem guarda-redes, um máximo de 7 jogadores de campo estão
autorizados a permanecer em simultâneo no terreno de jogo.
Uma equipa tem que ter no mínimo 5 jogadores no terreno de jogo no início do jogo.
O jogo pode continuar, mesmo que uma equipa seja reduzida a menos que 5 jogadores no terreno de jogo. Caberá aos árbitros decidir se e quando o jogo deve ser definitivamente terminado.
As Substituições de Jogadores
Os suplentes podem entrar no terreno de jogo, a qualquer momento e repetidamente, sem avisar o
secretário/cronometrista, desde que os jogadores que eles estão a substituir já
tenham abandonado o terreno de jogo.
Os jogadores envolvidos nas substituições deverão sair e entrar no terreno de jogo, sempre pela zona de
substituições da sua equipa.
Estas exigências também se aplicam para a substituição de guarda-redes.
Uma substituição irregular será penalizada com uma exclusão de 2 minutos para o jogador infrator e o jogo é reiniciado com um lançamento livre para o adversário.
Ao guarda-redes é permitido:
Ao guarda-redes não é permitido:
Uma bola que retorna da área de baliza para a área de jogo permanece em jogo.
Manejo da Bola
É permitido:
Conduta Antidesportiva
É considerado comportamento antidesportivo qualquer expressão verbal, gestual e mímica que não respeite o bom espírito desportivo, aplicando-se tanto aos jogadores como aos oficiais das equipas, quer se encontrem dentro ou fora do terreno de jogo.
REGRA 5 - O GUARDA-REDES
Ao guarda-redes é permitido:
- Tocar a bola com qualquer parte do corpo, enquanto ato de defesa, dentro da área de baliza;
- Mover-se com a bola dentro da área de baliza, sem ser sujeito às restrições que se aplicam aos jogadores de campo;
- Abandonar a área de baliza sem ter a posse da bola e participar no jogo dentro da área de jogo;
- Deixar a área de baliza com a bola, no caso de não a ter conseguido controlar, e jogá-la novamente na área de jogo.
Ao guarda-redes não é permitido:
- Pôr em perigo o adversário aquando de um ato de defesa;
- Abandonar a área de baliza com a bola controlada;
- Tocar a bola quando está parada ou a rolar no chão fora da área de baliza enquanto o guarda-redes está dentro da área de baliza;
- Levar a bola para a área de baliza quando esta está parada ou a rolar no chão fora da área de baliza;
- Reentrar na área de baliza a partir da área de jogo com a posse da bola;
- Tocar a bola com o pé ou a perna (abaixo do joelho), quando esta está a ir em direção à área de jogo;
- Atravessar a linha restritiva do guarda-redes (linha dos 4 metros) ou a projeção da mesma em qualquer um dos lados, antes da bola deixar a mão do jogador adversário que está a executar um lançamento de 7 metros.
REGRA 6 - A ÁREA DE BALIZA
Só ao guarda-redes é permitido entrar na área de baliza.
A área de baliza, que inclui a
linha de área de baliza, é considerada violada quando um jogador de campo a toca com qualquer parte do
corpo.
Quando um jogador de campo entra na área de baliza é sancionado do seguinte modo:
- Lançamento de baliza, quando um jogador de campo da equipa em posse da bola entrar na área de baliza com bola, ou entrar sem bola, mas obtendo vantagem ao fazê-lo;
- Lançamento livre, quando um jogador de campo da equipa defensora entrar na área de baliza conseguindo desta forma obter alguma vantagem, mas sem impedir uma clara ocasião de golo;
- Lançamento de 7 metros, quando um jogador da equipa que defende entrar na área de baliza e com isso destruir uma clara ocasião de golo.
A entrada na área de baliza não é penalizada quando:
- Um jogador entrar na área de baliza depois de passar a bola, desde que isto não crie uma desvantagem para os adversários;
- Um jogador entrar na área de baliza sem a posse da bola e não obtenha nenhuma vantagem dessa situação.
Considera-se que uma bola “não está em jogo” quando o guarda-redes controla a bola dentro da sua área
de baliza. A bola deve ser colocada novamente em jogo através de um lançamento de baliza
Sancionar-se-á com um lançamento livre no caso da bola ser tocada por um colega de equipa do guarda-redes enquanto estiver está a rolar na área de baliza e será marcado um lançamento de baliza se a bola for tocada por um jogador adversário.
A bola “não está em jogo” quando se encontra parada no solo na área de baliza. Nesta situação, considera-se que a bola está na posse do guarda-redes e somente este lhe pode tocar.
É permitido tocar a bola quando esta estiver no ar sobre a área de baliza.
Se um jogador jogar a bola para a sua própria área de baliza as decisões serão as seguintes:
- Golo, se a bola entrar na baliza;
- Lançamento livre, se a bola ficar parada na área de baliza ou se o guarda-redes tocar a bola e esta não entrar na baliza;
- Lançamento de reposição em jogo, se a bola sai pela da linha de saída de baliza;
- O jogo continua se a bola atravessar a área de baliza e voltar para a área de jogo sem que tenha sido tocada pelo guarda-redes.
REGRA 7 – MANEJO DA BOLA E JOGO PASSIVO
Manejo da Bola
É permitido:
- Lançar, agarrar, parar, empurrar ou bater a bola, usando as mãos (abertas ou fechadas), braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos;
- Segurar a bola no máximo de 3 (três) segundos, mesmo quando a bola está em contacto com o solo,
- Dar um máximo de 3 (três) passos com a bola na mão. Considera-se que um passo é dado quando:
- Um jogador está com ambos os pés no solo, levanta um pé e baixa-o novamente, ou move um pé de um lado para o outro;
- Um jogador só tem um pé assente no solo, agarra a bola e pousa no solo o outro pé;
- Um jogador, após saltar para agarrar a bola, toca o solo com um só pé, salta sobre o mesmo pé ou toca o solo com o outro pé;
- Um jogador, após saltar para agarrar a bola, toca simultaneamente com ambos os pés no solo, levanta um dos pés e volta a pousa-lo ou move um dos pés de um lado para o outro.
- Parado ou em movimento:
- Lançar a bola ao solo uma vez e agarrá-la novamente com uma ou ambas as mãos;
- Lançar a bola ao solo repetidamente com uma mão (driblar), e depois agarrá-la novamente com uma ou ambas as mãos;
- Fazer rolar a bola no solo de forma continuada com uma mão e depois agarrá-la novamente com uma ou ambas as mãos.
- Passar a bola de uma mão para a outra;
- Jogar a bola estando de joelhos, sentado ou deitado no chão.
Não é permitido:
- Depois da bola ter sido controlada, tocar a bola mais de uma vez, a menos que, entretanto, tenha tocado o solo, outro jogador ou a baliza. No entanto, tocá-la mais de uma vez não é penalizado, se o jogador tem uma “receção defeituosa”, ou seja o jogador não consegue controlar a bola ao tentar agarrá-la ou pará-la;
- Tocar a bola com o pé ou perna abaixo do joelho, exceto quando a bola foi lançada por um jogador adversário;
- Se um jogador com a posse da bola colocar um pé, ou os dois, fora do terreno de jogo.
Jogo Passivo
Não é permitido a uma equipa manter a posse de bola sem que seja efetuada qualquer tentativa, reconhecível, para atacar ou rematar à baliza.
Similarmente, não é permitido retardar, repetidamente, a execução de um lançamento de saída, lançamento livre, lançamento lateral ou lançamento de baliza a favor da própria equipa. Isto é considerado como jogo passivo que será sancionado com um lançamento livre contra a equipa que está com a posse da bola.
Quando for reconhecida uma tendência de jogo passivo, os árbitros devem assinalá-lo através do
sinal de advertência de jogo passivo.
Este sinal dá à equipa que tem a posse da bola a oportunidade para mudar o seu modo de atacar e assim evitar a perda da bola.
Se o modo de atacar não se alterar, depois de efetuado o sinal de advertência de jogo passivo, os árbitros podem sancionar jogo passivo a qualquer momento.
Se a equipa atacante não efetuar nenhum remate à baliza após um máximo de 6 passes, será assinalado um lançamento livre a favor da equipa adversária.
Quando for reconhecida uma tendência de jogo passivo, os árbitros devem assinalá-lo através do
sinal de advertência de jogo passivo.
Este sinal dá à equipa que tem a posse da bola a oportunidade para mudar o seu modo de atacar e assim evitar a perda da bola.
Se o modo de atacar não se alterar, depois de efetuado o sinal de advertência de jogo passivo, os árbitros podem sancionar jogo passivo a qualquer momento.
Se a equipa atacante não efetuar nenhum remate à baliza após um máximo de 6 passes, será assinalado um lançamento livre a favor da equipa adversária.
REGRA 8 – FALTAS E CONDUTAS ANTIDESPORTIVAS
É permitido:
- Usar a mão aberta para tirar a bola da mão de outro jogador;
- Usar os braços fletidos para estabelecer contacto corporal com o adversário e manter este contacto com o intuito de controlar e seguir o adversário;
- A utilização do tronco para bloquear o adversário, na luta por uma posição.
Não é permitido:
- Arrancar ou bater na bola que se encontra nas mãos de um adversário;
- Bloquear um adversário com braços, mãos, pernas, empurrá-lo ou afastá-lo utilizando qualquer parte do corpo para o efeito.
- Agarrar um adversário pelo corpo ou pelo equipamento mesmo que este possa continuar a jogar;
- Correr ou saltar contra o adversário.
As faltas cuja ação se dirige principal ou exclusivamente ao corpo do adversário têm de ser
sancionadas disciplinarmente. Isto significa que, além do lançamento livre ou lançamento de 7
metros, a falta deve ser sancionada de forma progressiva, começando com uma advertência, seguindo-se exclusões de 2 minutos e desqualificação.
Para faltas mais graves, existem três níveis adicionais de sanções, com base nos seguintes critérios:
- Faltas que devem ser sancionadas diretamente com uma exclusão de 2 minutos;
- Faltas que devem ser sancionadas com uma desqualificação;
- Faltas que devem ser sancionadas com uma desqualificação e que obrigam a relatório escrito.
2 minutos
Faltas que justificam uma sanção de exclusão direta de 2 minutos:
- Faltas cometidas com grande intensidade ou contra um adversário que está em corrida rápida;
- Agarrar um adversário de forma contínua/prolongada ou fazê-lo cair ao solo;
- Faltas dirigidas à cabeça, garganta ou pescoço;
- Bater fortemente no tronco ou no braço de remate do adversário;
- Tentar que o adversário perca o controlo do seu corpo;
- Correr ou saltar contra um adversário com forte intensidade.
Desqualificação
Um jogador que ataca um adversário de modo a colocar em perigo a sua integridade física, deve ser
desqualificado
Conduta Antidesportiva
É considerado comportamento antidesportivo qualquer expressão verbal, gestual e mímica que não respeite o bom espírito desportivo, aplicando-se tanto aos jogadores como aos oficiais das equipas, quer se encontrem dentro ou fora do terreno de jogo.
REGRA 9 - GOLO
Um golo é válido quando a bola ultrapassa, na sua totalidade, a linha de baliza, desde que
nenhuma violação às regras tenha sido cometida pelo rematador, companheiro de equipa ou oficial de
equipa antes ou durante o remate.
O árbitro de baliza confirma com dois apitos curtos e com o sinal manual que o golo é válido. Um golo é válido quando, apesar de existir uma violação das regras por parte de um defensor, a bola ainda assim entra na baliza.
Um golo será atribuído aos adversários no caso de um jogador lançar a bola para a sua própria baliza.
Um golo que tenha sido validado já não pode ser anulado após o árbitro ter apitado para o correspondente lançamento de saída.
No começo do jogo, o lançamento de saída é executado pela equipa que ganha o sorteio e decide iniciar o jogo com posse de bola.
O adversário tem direito de escolher o lado do terreno de jogo que quer começar.
Alternativamente, se a equipa que ganha o sorteio prefere escolher o lado do terreno de jogo, então a equipa adversária executa o lançamento de saída.
As equipas mudam de lado do terreno de jogo na segunda parte do jogo.
O lançamento de saída, no começo da segunda parte, é efetuado pela equipa que não o tenha executado no começo do jogo.
Após um golo ter sido marcado, o jogo é retomado com um lançamento de saída executado pela equipa que sofreu o golo.
O lançamento de saída é executado em qualquer direção a partir do centro do terreno de jogo.
É precedido por um apito do árbitro, após o qual deve ser executado dentro de 3 (três) segundos.
O jogador que executa o lançamento de saída deve pisar, pelo menos com um pé, a linha central e o outro pé sobre ou atrás da linha e deve permanecer nessa posição até a bola deixar a sua mão.
Não é permitido aos colegas de equipa do executante transpor a linha central antes do apito do árbitro.
Para o lançamento de saída no começo de cada parte, todos os jogadores têm de estar no seu próprio meio campo.
Porém, para o lançamento de saída depois de um golo, é permitido aos adversários do executante estar em ambos os lados do terreno de jogo.
Em ambos os casos, os adversários devem estar a pelo menos 3 (três) metros do jogador que executa o lançamento de saída.
Um lançamento de reposição em jogo é ordenado quando a bola cruzar completamente a linha lateral ou quando um jogador de campo da equipa que defende for o último a tocar a bola antes de esta cruzar a sua própria linha de saída de baliza.
Também há lugar a um lançamento de reposição em jogo quando a bola toca no teto ou num objeto fixo sobre o terreno de jogo.
O lançamento de reposição em jogo é executado sem apito dos árbitros pelos adversários da equipa cujo jogador tocou a bola por último antes de esta cruzar a linha.
O lançamento de reposição em jogo deverá ser executado a partir do local onde a bola cruzou a linha lateral ou se transpôs a linha de saída de baliza, a partir da interseção da linha lateral e da linha de saída de baliza nesse lado.
O executante do lançamento de reposição em jogo tem que ter um pé sobre a linha lateral e permanecer numa posição correta até que a bola tenha saído da sua mão. Não há nenhuma limitação para o posicionamento do outro pé.
Enquanto o lançamento de reposição em jogo estiver a ser executado, os adversários deverão estar no mínimo a 3 (três) metros do executante.
Um lançamento de baliza é concedido quando:
Os árbitros interrompem o jogo e reiniciam-no com um lançamento livre a favor da equipa adversária quando a equipa em posse da bola comete uma infração às regras.
Execução do Lançamento Livre
O lançamento livre é executado sem qualquer apito do árbitro e, em princípio, no lugar onde a infração ocorreu.
Os jogadores da equipa atacante não devem tocar ou atravessar a linha de lançamento livre dos adversários antes do lançamento livre ser executado.
Aquando da execução de um lançamento livre, os jogadores adversários têm que permanecer a uma distância mínima de 3 (três) metros do executante.
Um lançamento de 7 metros é assinalado quando uma clara oportunidade de golo é impedida irregularmente por um jogador da equipa adversária em qualquer parte do terreno de jogo.
Execução do Lançamento Livre de 7 metros
O lançamento de 7 metros será executado como um remate direto à baliza, dentro de 3 (três)
segundos após o apito do árbitro.
O jogador que está a executar o lançamento de 7 metros tem de se situar atrás da linha de 7 metros, a não mais de um metro dela.
Após a execução do lançamento de 7 metros, a bola não pode ser tocada novamente pelo o executante ou por um colega de equipa, até a que a mesma tenha tocado num adversário ou nos postes da baliza.
Aquando da execução de um lançamento de 7 metros, os colegas de equipa do executante têm que se posicionar fora da linha de lançamento livre e aí permanecer até que a bola tenha deixado a mão do executante.
Aquando da execução de um lançamento de 7 metros, os jogadores da equipa adversária têm que permanecer fora da linha de lançamento livre e no mínimo a 3 (três) metros de distância da linha dos 7 metros até que a bola deixe a mão do executante.
O lançamento de 7 metros deverá ser repetido, se o golo não for marcado, no caso de o guarda-redes atravessar a sua linha limite, isto é, a linha dos 4 metros, antes da bola deixar a mão do executante. No entanto, não se aplica nenhuma sanção disciplinar ao guarda-redes.
Não é permitido a substituição do guarda-redes quando o jogador está pronto para executar o lançamento de 7 metros, estando na posição correta com a bola na mão.
Cada jogo é dirigido por dois árbitros com igual autoridade.
São auxiliados por oficial de mesa (Secretario/Cronometrista).
O árbitro de baliza confirma com dois apitos curtos e com o sinal manual que o golo é válido. Um golo é válido quando, apesar de existir uma violação das regras por parte de um defensor, a bola ainda assim entra na baliza.
Um golo será atribuído aos adversários no caso de um jogador lançar a bola para a sua própria baliza.
Um golo que tenha sido validado já não pode ser anulado após o árbitro ter apitado para o correspondente lançamento de saída.
REGRA 10 - O LANÇAMENTO DE SAÍDA
No começo do jogo, o lançamento de saída é executado pela equipa que ganha o sorteio e decide iniciar o jogo com posse de bola.
O adversário tem direito de escolher o lado do terreno de jogo que quer começar.
Alternativamente, se a equipa que ganha o sorteio prefere escolher o lado do terreno de jogo, então a equipa adversária executa o lançamento de saída.
As equipas mudam de lado do terreno de jogo na segunda parte do jogo.
O lançamento de saída, no começo da segunda parte, é efetuado pela equipa que não o tenha executado no começo do jogo.
Após um golo ter sido marcado, o jogo é retomado com um lançamento de saída executado pela equipa que sofreu o golo.
O lançamento de saída é executado em qualquer direção a partir do centro do terreno de jogo.
É precedido por um apito do árbitro, após o qual deve ser executado dentro de 3 (três) segundos.
O jogador que executa o lançamento de saída deve pisar, pelo menos com um pé, a linha central e o outro pé sobre ou atrás da linha e deve permanecer nessa posição até a bola deixar a sua mão.
Não é permitido aos colegas de equipa do executante transpor a linha central antes do apito do árbitro.
Para o lançamento de saída no começo de cada parte, todos os jogadores têm de estar no seu próprio meio campo.
Porém, para o lançamento de saída depois de um golo, é permitido aos adversários do executante estar em ambos os lados do terreno de jogo.
Em ambos os casos, os adversários devem estar a pelo menos 3 (três) metros do jogador que executa o lançamento de saída.
REGRA 11 – LANÇAMENTO DE REPOSIÇÃO EM JOGO
Um lançamento de reposição em jogo é ordenado quando a bola cruzar completamente a linha lateral ou quando um jogador de campo da equipa que defende for o último a tocar a bola antes de esta cruzar a sua própria linha de saída de baliza.
Também há lugar a um lançamento de reposição em jogo quando a bola toca no teto ou num objeto fixo sobre o terreno de jogo.
O lançamento de reposição em jogo é executado sem apito dos árbitros pelos adversários da equipa cujo jogador tocou a bola por último antes de esta cruzar a linha.
O lançamento de reposição em jogo deverá ser executado a partir do local onde a bola cruzou a linha lateral ou se transpôs a linha de saída de baliza, a partir da interseção da linha lateral e da linha de saída de baliza nesse lado.
O executante do lançamento de reposição em jogo tem que ter um pé sobre a linha lateral e permanecer numa posição correta até que a bola tenha saído da sua mão. Não há nenhuma limitação para o posicionamento do outro pé.
Enquanto o lançamento de reposição em jogo estiver a ser executado, os adversários deverão estar no mínimo a 3 (três) metros do executante.
REGRA 12 - LANÇAMENTO DE BALIZA
Um lançamento de baliza é concedido quando:
- Um jogador da equipa adversária viola a área de baliza;
- O guarda-redes controla a bola na área de baliza ou a bola está parada no solo da área de baliza;
- Um jogador da equipa adversária tenha tocado a bola que estava a rolar no solo dentro da área de baliza;
- Quando a bola cruza a linha de saída de baliza, depois de ter sido tocada em última instância pelo guarda-redes ou um jogador da equipa adversária.
O lançamento de baliza é executado pelo guarda-redes sem apito do árbitro,
a partir da área de baliza para o exterior da linha de área de baliza.
REGRA 13 - LANÇAMENTO LIVRE
Os árbitros interrompem o jogo e reiniciam-no com um lançamento livre a favor da equipa adversária quando a equipa em posse da bola comete uma infração às regras.
Execução do Lançamento Livre
O lançamento livre é executado sem qualquer apito do árbitro e, em princípio, no lugar onde a infração ocorreu.
Os jogadores da equipa atacante não devem tocar ou atravessar a linha de lançamento livre dos adversários antes do lançamento livre ser executado.
Aquando da execução de um lançamento livre, os jogadores adversários têm que permanecer a uma distância mínima de 3 (três) metros do executante.
REGRA 14 - O LANÇAMENTO DE 7 METROS
Um lançamento de 7 metros é assinalado quando uma clara oportunidade de golo é impedida irregularmente por um jogador da equipa adversária em qualquer parte do terreno de jogo.
Execução do Lançamento Livre de 7 metros
O lançamento de 7 metros será executado como um remate direto à baliza, dentro de 3 (três)
segundos após o apito do árbitro.
O jogador que está a executar o lançamento de 7 metros tem de se situar atrás da linha de 7 metros, a não mais de um metro dela.
Após a execução do lançamento de 7 metros, a bola não pode ser tocada novamente pelo o executante ou por um colega de equipa, até a que a mesma tenha tocado num adversário ou nos postes da baliza.
Aquando da execução de um lançamento de 7 metros, os colegas de equipa do executante têm que se posicionar fora da linha de lançamento livre e aí permanecer até que a bola tenha deixado a mão do executante.
Aquando da execução de um lançamento de 7 metros, os jogadores da equipa adversária têm que permanecer fora da linha de lançamento livre e no mínimo a 3 (três) metros de distância da linha dos 7 metros até que a bola deixe a mão do executante.
O lançamento de 7 metros deverá ser repetido, se o golo não for marcado, no caso de o guarda-redes atravessar a sua linha limite, isto é, a linha dos 4 metros, antes da bola deixar a mão do executante. No entanto, não se aplica nenhuma sanção disciplinar ao guarda-redes.
Não é permitido a substituição do guarda-redes quando o jogador está pronto para executar o lançamento de 7 metros, estando na posição correta com a bola na mão.
REGRA 17 – OS ÁRBITROS
Cada jogo é dirigido por dois árbitros com igual autoridade.
São auxiliados por oficial de mesa (Secretario/Cronometrista).
Sinais Manuais dos Árbitros
Adaptado de Regras de Andebol da Federação de Andebol de Portugal.
Poderás fazer o download do Livro de Regras da Federação Portuguesa de Andebol aqui.
ANDEBOL - Ficha de Trabalho - 1
ANDEBOL - Ficha de Trabalho - 2
ANDEBOL - Ficha de Trabalho - 3
ANDEBOL - Ficha de Trabalho - 4
Poderás fazer o download do Livro de Regras da Federação Portuguesa de Andebol aqui.
ANDEBOL - Ficha de Trabalho - 1
ANDEBOL - Ficha de Trabalho - 2
ANDEBOL - Ficha de Trabalho - 3
ANDEBOL - Ficha de Trabalho - 4
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