quinta-feira, 19 de março de 2020

ANDEBOL





VÍDEOS













REGRA 1 – O TERRENO DE JOGO

O terreno de jogo é um retângulo com 40 metros de comprimento e 20 metros de largura, consistindo em duas áreas de baliza e uma área de jogo.



As linhas limite mais compridas são designadas linhas laterais, e as mais curtas por linhas de baliza (entre os postes da baliza) ou linhas de saída de baliza (do lado exterior dos mesmos).

As balizas têm uma altura de 2 metros e de 3 metros de comprimento.
Os três lados que são visíveis a partir do campo deverão estar pintados em faixas de duas cores contrastantes, as quais deverão contrastar claramente com o fundo que as rodeia.

As balizas têm que ter uma rede, a qual deverá estar presa, de modo a que uma bola normalmente lançada para a baliza permaneça dentro da mesma.



Todas as linhas do terreno de jogo são parte integrante do mesmo.

A área da baliza está definida pela linha de área de baliza (linha de 6 metros).

A linha de lançamento livre (linha de 9 metros) é uma linha tracejada, desenhada a 3 metros da linha de área de baliza.

A linha de 7 metros é uma linha com 1 metro de comprimento, centrada à frente da baliza.

A linha de restrição do guarda-redes (linha de 4 metros) é uma linha situada diretamente à frente da baliza.

A linha central une os pontos médios das duas linhas laterais.



REGRA 2 - TEMPO DE JOGO, APITO FINAL E TIME-OUT

O tempo de jogo é de 2 partes de 30 minutos cada.

O intervalo entre ambas é de 10 minutos.

O prolongamento é jogado, após um intervalo de 5 minutos, caso o jogo se encontre empatado até ao final do tempo regulamentar e seja imprescindível determinar um vencedor.

O período de prolongamento consiste em 2 partes de 5 minutos cada, com um minuto de intervalo entre ambas.


Sinal Final

O tempo de jogo começa com o apito do árbitro para o lançamento de saída e termina com o sinal final automático do relógio eletrónico ou do cronometrista.


Time-Out (Interrupção do Tempo de Jogo)

A interrupção do tempo de jogo (time-out) é obrigatória quando:
  • Uma exclusão de 2-minutos ou uma desqualificação é dada;
  • É concedido um time-out de equipa; 
  • Há um apito do oficial de mesa ou do delegado;
  • Sejam necessárias consultas entre os árbitros.

Cada equipa tem o direito a um tempo de paragem de equipa "Time-Out" de 1 minuto em cada metade do tempo de jogo regulamentar, mas não nos prolongamentos.

Uma equipa só pode pedir o seu Time-out de equipa quando tiver a posse da bola.

Após 50 (cinquenta) segundos o cronometrista faz soar um sinal acústico que indica que o jogo deverá ser reiniciado dentro de 10 segundos.



REGRA 3 - A BOLA

A bola é feita de couro ou um material sintético e tem de ser esférica.

Para cada jogo deverão estar sempre disponíveis no mínimo duas bolas.

As bolas de reserva devem estar imediatamente disponíveis na mesa do cronometrista durante o jogo.

Os árbitros decidirão quando a bola de reserva deverá ser utilizada.



REGRA 4 - A EQUIPA, SUBSTITUIÇÕES, EQUIPAMENTOS E JOGADORES LESIONADOS 

A Equipa

Uma equipa é constituída até um máximo de 14 jogadores.

Somente 7 jogadores, no máximo, poderão estar presentes no terreno de jogo ao mesmo tempo.
Os restantes jogadores são suplentes.

Um jogador identificado como guarda-redes pode tornar-se um jogador de campo a qualquer momento.
De forma semelhante, um jogador de campo pode tornar-se guarda-redes a qualquer momento desde que esteja identificado com guarda-redes.

Se a equipa estiver a jogar sem guarda-redes, um máximo de 7 jogadores de campo estão
autorizados a permanecer em simultâneo no terreno de jogo.

Uma equipa tem que ter no mínimo 5 jogadores no terreno de jogo no início do jogo.

O jogo pode continuar, mesmo que uma equipa seja reduzida a menos que 5 jogadores no terreno de jogo. Caberá aos árbitros decidir se e quando o jogo deve ser definitivamente terminado.


As Substituições de Jogadores

Os suplentes podem entrar no terreno de jogo, a qualquer momento e repetidamente, sem avisar o secretário/cronometrista, desde que os jogadores que eles estão a substituir já tenham abandonado o terreno de jogo.

Os jogadores envolvidos nas substituições deverão sair e entrar no terreno de jogo, sempre pela zona de substituições da sua equipa. 

Estas exigências também se aplicam para a substituição de guarda-redes.

Uma substituição irregular será penalizada com uma exclusão de 2 minutos para o jogador infrator e o jogo é reiniciado com um lançamento livre para o adversário.




REGRA 5 - O GUARDA-REDES


Ao guarda-redes é permitido: 
  • Tocar a bola com qualquer parte do corpo, enquanto ato de defesa, dentro da área de baliza; 
  • Mover-se com a bola dentro da área de baliza, sem ser sujeito às restrições que se aplicam aos jogadores de campo;
  • Abandonar a área de baliza sem ter a posse da bola e participar no jogo dentro da área de jogo;
  • Deixar a área de baliza com a bola, no caso de não a ter conseguido controlar, e jogá-la novamente na área de jogo.

Ao guarda-redes não é permitido: 
  • Pôr em perigo o adversário aquando de um ato de defesa;
  • Abandonar a área de baliza com a bola controlada;
  • Tocar a bola quando está parada ou a rolar no chão fora da área de baliza enquanto o guarda-redes está dentro da área de baliza;
  • Levar a bola para a área de baliza quando esta está parada ou a rolar no chão fora da área de baliza;
  • Reentrar na área de baliza a partir da área de jogo com a posse da bola;
  • Tocar a bola com o pé ou a perna (abaixo do joelho), quando esta está a ir em direção à área de jogo;
  • Atravessar a linha restritiva do guarda-redes (linha dos 4 metros) ou a projeção da mesma em qualquer um dos lados, antes da bola deixar a mão do jogador adversário que está a executar um lançamento de 7 metros.


REGRA 6 - A ÁREA DE BALIZA

Só ao guarda-redes é permitido entrar na área de baliza. 

A área de baliza, que inclui a linha de área de baliza, é considerada violada quando um jogador de campo a toca com qualquer parte do corpo.  


Quando um jogador de campo entra na área de baliza é sancionado do seguinte modo:
  • Lançamento de baliza, quando um jogador de campo da equipa em posse da bola entrar na área de baliza com bola, ou entrar sem bola, mas obtendo vantagem ao fazê-lo;
  • Lançamento livre, quando um jogador de campo da equipa defensora entrar na área de baliza conseguindo desta forma obter alguma vantagem, mas sem impedir uma clara ocasião de golo;
  • Lançamento de 7 metros, quando um jogador da equipa que defende entrar na área de baliza e com isso destruir uma clara ocasião de golo.

A entrada na área de baliza não é penalizada quando:
  • Um jogador entrar na área de baliza depois de passar a bola, desde que isto não crie uma desvantagem para os adversários;
  • Um jogador entrar na área de baliza sem a posse da bola e não obtenha nenhuma vantagem dessa situação.

Considera-se que uma bola “não está em jogo” quando o guarda-redes controla a bola dentro da sua área de baliza. A bola deve ser colocada novamente em jogo através de um lançamento de baliza

Sancionar-se-á com um lançamento livre no caso da bola ser tocada por um colega de equipa do guarda-redes enquanto estiver está a rolar na área de baliza e será marcado um lançamento de baliza se a bola for tocada por um jogador adversário.

A bola “não está em jogo” quando se encontra parada no solo na área de baliza. Nesta situação, considera-se que a bola está na posse do guarda-redes e somente este lhe pode tocar.

É permitido tocar a bola quando esta estiver no ar sobre a área de baliza.


Se um jogador jogar a bola para a sua própria área de baliza as decisões serão as seguintes: 
  • Golo, se a bola entrar na baliza;
  • Lançamento livre, se a bola ficar parada na área de baliza ou se o guarda-redes tocar a bola e esta não entrar na baliza;
  • Lançamento de reposição em jogo, se a bola sai pela da linha de saída de baliza;
  • O jogo continua se a bola atravessar a área de baliza e voltar para a área de jogo sem que tenha sido tocada pelo guarda-redes.

Uma bola que retorna da área de baliza para a área de jogo permanece em jogo.



REGRA 7 – MANEJO DA BOLA E JOGO PASSIVO


Manejo da Bola

É permitido:

  • Lançar, agarrar, parar, empurrar ou bater a bola, usando as mãos (abertas ou fechadas), braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos;
  • Segurar a bola no máximo de 3 (três) segundos, mesmo quando a bola está em contacto com o solo,
  • Dar um máximo de 3 (três) passos com a bola na mão. Considera-se que um passo é dado quando:
    • Um jogador está com ambos os pés no solo, levanta um pé e baixa-o novamente, ou move um pé de um lado para o outro;
    • Um jogador só tem um pé assente no solo, agarra a bola e pousa no solo o outro pé;
    • Um jogador, após saltar para agarrar a bola, toca o solo com um só pé, salta sobre o mesmo pé ou toca o solo com o outro pé;
    • Um jogador, após saltar para agarrar a bola, toca simultaneamente com ambos os pés no solo, levanta um dos pés e volta a pousa-lo ou move um dos pés de um lado para o outro.
  • Parado ou em movimento:
    • Lançar a bola ao solo uma vez e agarrá-la novamente com uma ou ambas as mãos;
    • Lançar a bola ao solo repetidamente com uma mão (driblar), e depois agarrá-la novamente com uma ou ambas as mãos;
    • Fazer rolar a bola no solo de forma continuada com uma mão e depois agarrá-la novamente com uma ou ambas as mãos.
  • Passar a bola de uma mão para a outra;
  • Jogar a bola estando de joelhos, sentado ou deitado no chão.


Não é permitido:
  • Depois da bola ter sido controlada, tocar a bola mais de uma vez, a menos que, entretanto, tenha tocado o solo, outro jogador ou a baliza. No entanto, tocá-la mais de uma vez não é penalizado, se o jogador tem uma “receção defeituosa”, ou seja o jogador não consegue controlar a bola ao tentar agarrá-la ou pará-la;
  • Tocar a bola com o pé ou perna abaixo do joelho, exceto quando a bola foi lançada por um jogador adversário;
  •  Se um jogador com a posse da bola colocar um pé, ou os dois, fora do terreno de jogo.


Jogo Passivo

Não é permitido a uma equipa manter a posse de bola sem que seja efetuada qualquer tentativa, reconhecível, para atacar ou rematar à baliza.

Similarmente, não é permitido retardar, repetidamente, a execução de um lançamento de saída, lançamento livre, lançamento lateral ou lançamento de baliza a favor da própria equipa. Isto é considerado como jogo passivo que será sancionado com um lançamento livre contra a equipa que está com a posse da bola.

Quando for reconhecida uma tendência de jogo passivo, os árbitros devem assinalá-lo através do
sinal de advertência de jogo passivo.


Este sinal dá à equipa que tem a posse da bola a oportunidade para mudar o seu modo de atacar e assim evitar a perda da bola.

Se o modo de atacar não se alterar, depois de efetuado o sinal de advertência de jogo passivo, os árbitros podem sancionar jogo passivo a qualquer momento.

Se a equipa atacante não efetuar nenhum remate à baliza após um máximo de 6 passes, será assinalado um lançamento livre a favor da equipa adversária.



REGRA 8 – FALTAS E CONDUTAS ANTIDESPORTIVAS


É permitido:

  • Usar a mão aberta para tirar a bola da mão de outro jogador;
  • Usar os braços fletidos para estabelecer contacto corporal com o adversário e manter este contacto com o intuito de controlar e seguir o adversário; 
  • A utilização do tronco para bloquear o adversário, na luta por uma posição. 

Não é permitido: 
  • Arrancar ou bater na bola que se encontra nas mãos de um adversário; 
  • Bloquear um adversário com braços, mãos, pernas, empurrá-lo ou afastá-lo utilizando qualquer parte do corpo para o efeito. 
  • Agarrar um adversário pelo corpo ou pelo equipamento mesmo que este possa continuar a jogar; 
  • Correr ou saltar contra o adversário.

As faltas cuja ação se dirige principal ou exclusivamente ao corpo do adversário têm de ser sancionadas disciplinarmente. Isto significa que, além do lançamento livre ou lançamento de 7 metros, a falta deve ser sancionada de forma progressiva, começando com uma advertência, seguindo-se exclusões de 2 minutos e desqualificação. 


Para faltas mais graves, existem três níveis adicionais de sanções, com base nos seguintes critérios:
  • Faltas que devem ser sancionadas diretamente com uma exclusão de 2 minutos;
  • Faltas que devem ser sancionadas com uma desqualificação;
  • Faltas que devem ser sancionadas com uma desqualificação e que obrigam a relatório escrito.


2 minutos

Faltas que justificam uma sanção de exclusão direta de 2 minutos:

  • Faltas cometidas com grande intensidade ou contra um adversário que está em corrida rápida;
  • Agarrar um adversário de forma contínua/prolongada ou fazê-lo cair ao solo;
  • Faltas dirigidas à cabeça, garganta ou pescoço;
  • Bater fortemente no tronco ou no braço de remate do adversário;
  • Tentar que o adversário perca o controlo do seu corpo;
  • Correr ou saltar contra um adversário com forte intensidade.


Desqualificação

Um jogador que ataca um adversário de modo a colocar em perigo a sua integridade física, deve ser desqualificado 


Conduta Antidesportiva

É considerado comportamento antidesportivo qualquer expressão verbal, gestual e mímica que não respeite o bom espírito desportivo, aplicando-se tanto aos jogadores como aos oficiais das equipas, quer se encontrem dentro ou fora do terreno de jogo.




REGRA 9 - GOLO

Um golo é válido quando a bola ultrapassa, na sua totalidade, a linha de baliza, desde que nenhuma violação às regras tenha sido cometida pelo rematador, companheiro de equipa ou oficial de equipa antes ou durante o remate.

O árbitro de baliza confirma com dois apitos curtos e com o sinal manual que o golo é válido. Um golo é válido quando, apesar de existir uma violação das regras por parte de um defensor, a bola ainda assim entra na baliza.

Um golo será atribuído aos adversários no caso de um jogador lançar a bola para a sua própria baliza.

Um golo que tenha sido validado já não pode ser anulado após o árbitro ter apitado para o correspondente lançamento de saída.



REGRA 10 - O LANÇAMENTO DE SAÍDA

No começo do jogo, o lançamento de saída é executado pela equipa que ganha o sorteio e decide iniciar o jogo com posse de bola.

O adversário tem direito de escolher o lado do terreno de jogo que quer começar.

Alternativamente, se a equipa que ganha o sorteio prefere escolher o lado do terreno de jogo, então a equipa adversária executa o lançamento de saída.

As equipas mudam de lado do terreno de jogo na segunda parte do jogo.

O lançamento de saída, no começo da segunda parte, é efetuado pela equipa que não o tenha executado no começo do jogo.

Após um golo ter sido marcado, o jogo é retomado com um lançamento de saída executado pela equipa que sofreu o golo.

O lançamento de saída é executado em qualquer direção a partir do centro do terreno de jogo.

É precedido por um apito do árbitro, após o qual deve ser executado dentro de 3 (três) segundos.

O jogador que executa o lançamento de saída deve pisar, pelo menos com um pé, a linha central e o outro pé sobre ou atrás da linha e deve permanecer nessa posição até a bola deixar a sua mão.

Não é permitido aos colegas de equipa do executante transpor a linha central antes do apito do árbitro.

Para o lançamento de saída no começo de cada parte, todos os jogadores têm de estar no seu próprio meio campo.

Porém, para o lançamento de saída depois de um golo, é permitido aos adversários do executante estar em ambos os lados do terreno de jogo.

Em ambos os casos, os adversários devem estar a pelo menos 3 (três) metros do jogador que executa o lançamento de saída.



REGRA 11 – LANÇAMENTO DE REPOSIÇÃO EM JOGO

Um lançamento de reposição em jogo é ordenado quando a bola cruzar completamente a linha lateral ou quando um jogador de campo da equipa que defende for o último a tocar a bola antes de esta cruzar a sua própria linha de saída de baliza.

Também há lugar a um lançamento de reposição em jogo quando a bola toca no teto ou num objeto fixo sobre o terreno de jogo.

O lançamento de reposição em jogo é executado sem apito dos árbitros pelos adversários da equipa cujo jogador tocou a bola por último antes de esta cruzar a linha.

O lançamento de reposição em jogo deverá ser executado a partir do local onde a bola cruzou a linha lateral ou se transpôs a linha de saída de baliza, a partir da interseção da linha lateral e da linha de saída de baliza nesse lado.

O executante do lançamento de reposição em jogo tem que ter um pé sobre a linha lateral e permanecer numa posição correta até que a bola tenha saído da sua mão. Não há nenhuma limitação para o posicionamento do outro pé.

Enquanto o lançamento de reposição em jogo estiver a ser executado, os adversários deverão estar no mínimo a 3 (três) metros do executante.



REGRA 12 - LANÇAMENTO DE BALIZA 

Um lançamento de baliza é concedido quando: 

  • Um jogador da equipa adversária viola a área de baliza;
  • O guarda-redes controla a bola na área de baliza ou a bola está parada no solo da área de baliza;
  • Um jogador da equipa adversária tenha tocado a bola que estava a rolar no solo dentro da área de baliza; 
  • Quando a bola cruza a linha de saída de baliza, depois de ter sido tocada em última instância pelo guarda-redes ou um jogador da equipa adversária.

O lançamento de baliza é executado pelo guarda-redes sem apito do árbitro, a partir da área de baliza para o exterior da linha de área de baliza.




REGRA 13 - LANÇAMENTO LIVRE

Os árbitros interrompem o jogo e reiniciam-no com um lançamento livre a favor da equipa adversária quando a equipa em posse da bola comete uma infração às regras.


Execução do Lançamento Livre

O lançamento livre é executado sem qualquer apito do árbitro e, em princípio, no lugar onde a infração ocorreu.

Os jogadores da equipa atacante não devem tocar ou atravessar a linha de lançamento livre dos adversários antes do lançamento livre ser executado.

Aquando da execução de um lançamento livre, os jogadores adversários têm que permanecer a uma distância mínima de 3 (três) metros do executante.



REGRA 14 - O LANÇAMENTO DE 7 METROS 

Um lançamento de 7 metros é assinalado quando uma clara oportunidade de golo é impedida irregularmente por um jogador da equipa adversária em qualquer parte do terreno de jogo.

Execução do Lançamento Livre de 7 metros

O lançamento de 7 metros será executado como um remate direto à baliza, dentro de 3 (três)

segundos após o apito do árbitro.

O jogador que está a executar o lançamento de 7 metros tem de se situar atrás da linha de 7 metros, a não mais de um metro dela.

Após a execução do lançamento de 7 metros, a bola não pode ser tocada novamente pelo o executante ou por um colega de equipa, até a que a mesma tenha tocado num adversário ou nos postes da baliza.

Aquando da execução de um lançamento de 7 metros, os colegas de equipa do executante têm que se posicionar fora da linha de lançamento livre e aí permanecer até que a bola tenha deixado a mão do executante.

Aquando da execução de um lançamento de 7 metros, os jogadores da equipa adversária têm que permanecer fora da linha de lançamento livre e no mínimo a 3 (três) metros de distância da linha dos 7 metros até que a bola deixe a mão do executante.

O lançamento de 7 metros deverá ser repetido, se o golo não for marcado, no caso de o guarda-redes atravessar a sua linha limite, isto é, a linha dos 4 metros, antes da bola deixar a mão do executante. No entanto, não se aplica nenhuma sanção disciplinar ao guarda-redes.

Não é permitido a substituição do guarda-redes quando o jogador está pronto para executar o lançamento de 7 metros, estando na posição correta com a bola na mão.



REGRA 17 – OS ÁRBITROS

Cada jogo é dirigido por dois árbitros com igual autoridade.

São auxiliados por oficial de mesa (Secretario/Cronometrista).


Sinais Manuais dos Árbitros







Adaptado de Regras de Andebol da Federação de Andebol de Portugal.

Poderás fazer o download do Livro de Regras da Federação Portuguesa de Andebol aqui.

ANDEBOL - Ficha de Trabalho - 1

ANDEBOL - Ficha de Trabalho - 2

ANDEBOL - Ficha de Trabalho - 3

ANDEBOL - Ficha de Trabalho - 4


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