quinta-feira, 19 de março de 2020

VOLEIBOL


VÍDEOS








CARATERÍSTICAS DO JOGO

O Voleibol é um desporto coletivo jogado por duas equipas num terreno de jogo dividido ao meio por uma rede. 

O objetivo do jogo é enviar regularmente a bola por cima da rede, de forma a tocar o campo contrário e impedir, por outro lado, que ela toque o chão do seu próprio campo. 

Cada equipa dispõe de três toques para devolver a bola (para além do toque do bloco).

A bola é posta em jogo com o serviço: o jogador que efetua o serviço bate a bola de forma a enviá-la por cima da rede para o campo contrário. A jogada desenvolve-se até que a bola toque no chão, seja enviada para fora ou uma das equipas não a consiga devolver corretamente.

Em cada jogada é ganho um ponto. 

Quando a equipa que recebe ganha a jogada, ganha um ponto e o direito de servir e os seus jogadores efectuam uma rotação, rodando uma posição no sentido dos ponteiros do relógio.

A competição faz sobressair as forças latentes. Mostra o melhor da habilidade, coragem, criatividade e estética. As regras são estruturadas para permitir a expressão de todas estas qualidades.

Com poucas excepções, o Voleibol permite a todos os jogadores jogar junto da rede (no ataque) bem como no fundo do campo (defesa ou serviço).

William Morgan foi o criador do jogo.


INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTO

Área de Jogo

A área de jogo compreende o terreno de jogo e a zona livre.

Deve ser retangular e simétrica.




Dimensões

O terreno de jogo é um retângulo de 18m x 9m, circundado por uma zona livre com um mínimo de 3 m de largura em todos os lados.

O espaço livre de jogo é o espaço situado acima da área de jogo e livre de qualquer obstáculo com um mínimo de 7 m de altura, medido a partir da superfície de jogo.


Superfície de Jogo

A superfície de jogo é plana, horizontal e uniforme.

Não poderá apresentar qualquer perigo de lesão para os jogadores.

É proibido jogar sobre uma superfície rugosa ou escorregadia.

Em recintos cobertos, a superfície de jogo deve ser de cor clara.


Linhas do Terreno de Jogo

Todas as linhas tem 5 cm de largura.

Devem ser de cor clara e diferente da cor do chão e de quaisquer outras linhas.

Linhas limites - O terreno de jogo é delimitado por duas linhas laterais e duas linhas de fundo que estão traçadas no interior do terreno de jogo.

Linha central - O eixo da linha central divide o terreno de jogo em dois campos iguais de 9 x 9 m. Considera-se que a largura da linha pertence, simultaneamente, aos dois campos. Esta linha estende-se por baixo da rede até às linhas laterais.

Linha de ataque - Em cada campo, uma linha de ataque, traçada a 3 m da linha central, delimita a zona de ataque.


Zonas e Áreas

Zona de ataqueEm cada campo a zona de ataque é delimitada pela linha central e pela linha de ataque. A zona de ataque é considerada prolongada para além das linhas laterais até ao limite da zona livre.

Zona de serviço - A zona de serviço tem 9 m de largura e situa-se para trás de cada linha de fundo. Em profundidade, a zona de serviço estende-se até ao fim da zona livre.

Zona de substituição - A zona de substituição é delimitada pelo prolongamento de ambas as linhas de ataque até à mesa do marcador.


Rede e Postes

Altura da Rede

A rede encontra-se colocada verticalmente sobre a linha central.

O seu bordo superior está a uma altura de 2,43 m para os homens e 2,24 m para as mulheres.

A altura é medida ao centro do terreno de jogo.


Estrutura

A rede mede 1 m de largura e cerca de 10 m de comprimento , feita de fio preto com malha quadrada de 10 cm de lado.


Varetas

As varetas são hastes flexíveis fixadas em cada um dos lados da rede.

As varetas são consideradas como fazendo parte da rede e delimitam lateralmente o espaço de passagem da bola.


Postes

Os postes suportam a rede e são colocados a uma distância de 0,50 m a 1 m para o exterior de cada linha lateral.

Devem ter 2,55 m de altura e serem de preferência reguláveis.



Bolas

A bola deve ser esférica, a sua cor deve ser clara e uniforme ou com uma combinação de cores.

A sua circunferência é de 65-67 cm e o seu peso de 260-280 g.

As bolas a utilizar num jogo devem ter todas as mesmas características de circunferência, peso, pressão, modelo, cor, etc.



PARTICIPANTES

Equipas

Constituição das Equipas

Para o jogo, uma equipa pode ser composta, no máximo, por 12 jogadores, mais:
- Equipa técnica: um treinador e no máximo dois treinadores adjuntos
- Equipa médica: um terapeuta e um médico

Um dos jogadores, sem ser o Libero, é o capitão de equipa devendo ser registado como tal no boletim de jogo.

Depois do treinador e o capitão de equipa assinarem o boletim de jogo, a composição da equipa não pode ser alterada.


Colocação da Equipa

Os jogadores que não se encontrem em jogo deverão sentar-se no seu banco ou permanecer na sua área de aquecimento.

O treinador e os restantes elementos da equipa devem sentar-se no banco, mas poderão abandoná-lo momentaneamente.

Os bancos das equipas estão colocados ao lado da mesa do marcador, fora da zona livre.


Equipamento

O equipamento dos jogadores compõe-se de camisola, calção, meias (equipamento de jogo) e sapatos de desporto.

A cor e o desenho das camisolas, calções e meias devem ser os mesmos para toda a equipa (exceto para o Libero). Os equipamentos devem estar limpos.

As camisolas dos jogadores devem ser numeradas de 1 a 20.

Os números devem ser colocados no centro do peito e das costas.

A cor e o brilho dos números devem contrastar com a cor e o brilho das camisolas.



Responsáveis das Equipas

O capitão de equipa e o treinador são ambos responsáveis pela conduta e disciplina dos elementos da sua equipa.


Os Liberos não podem ser nem capitães de equipa nem capitães em jogo.

Quando a bola não está em jogo só o capitão em jogo está autorizado a falar com os árbitros.



FORMATO DO JOGO

Para Marcar um Ponto, Ganhar um Set e o Jogo

Para Marcar um Ponto


PONTO

Uma equipa marca um ponto:
ao fazer a bola tocar no chão do campo adversário;
quando a equipa adversária comete uma falta;

quando a equipa adversária é penalizada.


FALTA

Uma equipa comete uma falta quando realiza uma ação de jogo contrária às regras.

Os árbitros julgam as faltas e determinam as consequências de acordo com as regras:
- se duas ou mais faltas são cometidas sucessivamente, apenas a primeira é sancionada;
- se duas ou mais faltas são cometidas simultaneamente por jogadores adversários, é considerado FALTA DUPLA e a jogada é repetida.


JOGADA

Uma jogada é a sequência de ações de jogo desde a execução do serviço até que a bola não esteja em jogo.

Uma jogada completa é a sequência de ações de jogo que resultam na atribuição de um ponto.

Se a equipa que serviu ganha a jogada, marca um ponto e continua a servir.


Se a equipa que recebeu ganha a jogada, marca um ponto e deve servir de seguida.


Para Ganhar um Set

Um set (excepto o decisivo 5º set) é ganho pela equipa que primeiro faz 25 pontos, com uma diferença mínima de dois pontos.

Em caso de igualdade a 24-24, o jogo continua até haver uma diferença de dois pontos (26-24, 27-25, ...).


Para Ganhar um Jogo

O jogo é ganho pela equipa que vença três sets.

Em caso do resultado de 2-2 em sets, o decisivo 5º set é jogado até aos 15 pontos com uma diferença mínima de dois pontos.


Ausência e Equipa Incompleta

Se uma equipa se recusa a jogar depois de ter sido convocada para tal, é declarada como ausente e perde o jogo por 0-3 e 0-25 em cada set.

Uma equipa que, sem uma razão justificada, não se apresente à hora do jogo no terreno de jogo, é declarada ausente/falta de comparência e perde o jogo por 0-3 e 0-25 em cada set.

Uma equipa que é declarada INCOMPLETA para um set ou para o jogo, perde o set ou o jogo.

Atribuem-se à equipa adversária os pontos e sets que faltam para ganhar o set ou o jogo. A equipa incompleta mantém os pontos e os sets conquistados.


Estrutura do Jogo

Sorteio

Antes do jogo o 1º árbitro efectua o sorteio para escolha do primeiro serviço e dos campos para o primeiro set.

No caso se jogar um set decisivo é efectuado um novo sorteio.

O sorteio é realizado na presença dos dois capitães de equipa.

O que ganhar o sorteio escolhe:
- o direito de servir ou de receber o serviço, OU
- o campo.

O que perder fica com a alternativa restante.


Formação Inicial da Equipa

Deve haver sempre seis jogadores por equipa em jogo.

A ficha de formação indica a ordem de rotação dos jogadores em campo. Esta ordem deve ser mantida ao longo do set.

Antes do início de cada set o treinador deve apresentar a formação inicial da sua equipa numa ficha de formação.


Posições

No momento em que a bola é batida pelo jogador no serviço, cada equipa deve estar posicionada no seu próprio campo, de acordo com a sua ordem de rotação (exceto o jogador no serviço).

As posições dos jogadores são numeradas da seguinte forma:
- os três jogadores colocados ao longo da rede são os avançados e ocupam as posições 4 (o jogador à esquerda), 3 (o jogador ao centro) e 2 (o jogador à direita);
- os outros três jogadores são os defesas e ocupam as posições 5 (o jogador à esquerda), 6 (o jogador ao centro) e 1 (o jogador à direita);



Depois do batimento da bola no serviço, os jogadores podem deslocar-se e ocupar qualquer posição no seu próprio campo e na zona livre.

Uma falta de posição tem as seguintes consequências:
- a equipa é penalizada com um ponto e o serviço para o adversário;
- as posições dos jogadores são retificadas


Rotação

A ordem de rotação é determinada pela formação inicial da equipa e controlada pela ordem de serviço e pelas posições dos jogadores ao longo do set.

Quando a equipa que recebe ganha o direito a servir, os seus jogadores efetuam uma rotação no sentido dos ponteiros do relógio: o jogador da posição 2 roda para a posição 1 para servir, o jogador da posição 1 para a posição 6, etc.

Uma falta de rotação tem consequências iguais à falta de posição.



AÇÕES DE JOGO

Situações de Jogo

Bola em Jogo

A bola está em jogo a partir do batimento no serviço, após autorização do 1º árbitro.


Bola Fora de Jogo

A bola deixa de estar em jogo no momento em que é cometida uma falta assinalada por um dos árbitros.

No caso de não haver falta a jogada termina no momento do apito do árbitro.


Bola "Dentro"

A bola é “dentro” quando em qualquer momento do contato com o chão do terreno de jogo, alguma parte da bola toca no campo, incluindo as linhas que o delimitam.


Bola "Fora"

A bola é “fora” quando:
- a superfície da bola que toca o chão está completamente fora das linhas de limitação/delimitação;
- toca um objeto fora do terreno de jogo, o teto ou alguém estranho ao jogo;
- toca as varetas, cabos, postes ou a rede na parte exterior às bandas laterais;
- atravessa o plano vertical da rede, total ou parcialmente, pelo exterior do espaço de passagem;
- atravessa completamente o espaço inferior situado por baixo da rede.


Jogar a Bola

Cada equipa deve jogar dentro da sua própria área de jogo e espaço, contudo, a bola pode ser recuperada mesmo fora da zona livre.


Toques da Equipa

Um toque é qualquer contacto, de um jogador em jogo, com a bola.

Cada equipa tem direito a um máximo de três toques (mais o toque do bloco) para reenviar a bola.

Se forem efetuados mais do que esses toques a equipa comete uma falta de “QUATRO TOQUES”.


Toques Consecutivos

Um jogador não pode tocar duas vezes consecutivas a bola (exceto no bloco).


Toques Simultâneos

Dois ou três jogadores podem tocar a bola simultaneamente.

Quando dois (ou três) colegas tocam a bola simultaneamente, são contados dois (ou três) toques (com a exceção do bloco).

Quando dois adversários tocam simultaneamente a bola acima da rede e a bola continuar em jogo, a equipa que recebe a bola tem direito, de novo, a três toques.


Características do Toque na Bola

A bola pode ser tocada com qualquer parte do corpo.

A bola não pode ser agarrada e/ou lançada.

A bola pode tocar várias partes do corpo, desde que esses toques sejam simultâneos.


Faltas ao Jogar a Bola

QUATRO TOQUES: uma equipa toca a bola quatro vezes antes de a reenviar.

TOQUE ASSISTIDO: um jogador, dentro da área de jogo, apoia-se num colega ou numa
estrutura/objeto para contactar a bola.

BOLA RETIDA: a bola é agarrada e/ou lançada.

DOIS TOQUES: um jogador toca na bola duas vezes consecutivas.


Bola na Rede


A bola enviada para o campo adversário deve passar por cima da rede pelo espaço de passagem.

O espaço de passagem é a parte do plano vertical da rede limitado por:
- em baixo pela parte superior da rede;
- lateralmente pelas varetas e o seu prolongamento imaginário;
- em cima pelo teto.



A bola ao passar a rede pode tocar nela.

Se a bola romper as malhas da rede ou a derrubar, a jogada é anulada e repetida.


Jogador na Rede

No bloco um jogador pode tocar a bola do outro lado da rede, desde que não interfira na jogada do adversário antes ou durante o seu último toque de ataque.

Depois de um ataque o jogador pode passar a mão para o outro lado da rede desde que o contacto
com a bola tenha tido lugar no seu próprio espaço de jogo.

É permitido penetrar no espaço adversário por baixo da rede desde que não interfira na jogada do
adversário.

É permitido tocar o campo adversário com o(s) pé(s) desde que alguma parte desse(s) pé(s)
esteja(m) em contacto ou sobre a linha central.


Contacto com a Rede

O contacto de um jogador com a rede entre as varetas, durante a acção de jogar a bola, é falta.

Os jogadores podem tocar os postes, cabos ou quaisquer outros objectos fora das varetas, incluindo a própria rede, desde que essa acção não interfira na jogada.

Não há falta se a bola enviada à rede ocasiona o contacto dessa com um jogador adversário.


Serviço

O serviço é o ação de colocar a bola em jogo, realizada pelo defesa direito colocado na zona de serviço.

O primeiro serviço do set e do decisivo 5º set é efectuado pela equipa determinada pelo sorteio.

Os outros sets começam com o serviço da equipa que não efectuou o primeiro serviço no set
anterior.

Após o primeiro serviço do set, o jogador a servir é determinado como se segue:
- quando a equipa que serviu ganha a jogada é o jogador que serve novamente;
- quando a equipa que recebeu ganha a jogada, ganha o direito de servir e faz uma rotação antes de
o executar.


Execução do Serviço

A bola é batida com uma mão ou qualquer parte do braço depois de ser lançada ao ar ou largada/solta.

Só é permitido lançar ou largar/soltar a bola uma vez. É permitido bater a bola no chão ou passá-la de uma mão para a outra.

No momento do batimento da bola no serviço ou da impulsão no caso do serviço em suspensão, o jogador que serve não pode tocar o terreno de jogo (linha de fundo incluída).

Depois do batimento o jogador pode pisar ou cair dentro do terreno de jogo.

O jogador que efetua o serviço tem de bater a bola dentro dos oito segundos que se seguem ao apito do 1º árbitro para a sua execução.


Ataque

Num ataque é permitido a colocação de bola se o batimento for claro e a bola não for agarrada ou
lançada.

Um jogador avançado pode efetuar um ataque com a bola a qualquer altura, desde que o contacto com a bola tenha lugar no seu próprio espaço de jogo (zona de ataque).

Um jogador defesa pode efectuar um ataque com a bola a qualquer altura, atrás da zona de ataque.

O Libero não pode efetivar um  ataque se, no momento do batimento da bola esta está totalmente acima do bordo superior da rede.


Bloco

Bloco é a ação dos jogadores colocados junto da rede para interceptar uma bola procedente do campo adversário, ultrapassando o bordo superior da rede.

Apenas os jogadores avançados podem fazer bloco.

Um bloco é coletivo quando é realizado por um grupo de dois ou três jogadores próximos uns dos outros.

No bloco, um jogador pode passar as mãos e braços por cima da rede, para o outro lado, desde que esta ação não interfira na jogada do adversário. Aou seja, não é permitido contactar a bola por cima da rede sem que o adversário execute um ataque.

O toque da bola no bloco não conta como um toque da equipa. Assim, depois de um toque no
bloco, a equipa tem direito a realizar três toques para reenviar a bola.

O primeiro toque depois do bloco pode ser efectuado por qualquer jogador, inclusive pelo que
contactou a bola no bloco.

Não é permitido blocar um serviço adversário.

O Libero não pode participar num bloco individual ou colectivo.



INTERRUPÇÕES, DEMORAS E INTERVALOS

Interrupções

As únicas interrupções de jogo regulamentares de são os “TEMPOS” (30 segundos e as SUBSTITUIÇÕES.

Cada equipa tem direito a dois “Tempos”e 6 substituições por set.

Um jogador da formação inicial pode sair de jogo uma só vez por set e só pode reentrar para a posição que ocupava anteriormente na formação inicial.

Um jogador suplente só pode entrar uma vez por set para o lugar de um jogador da formação inicial
e só pode ser substituído por este.

Um jogador EXPULSO ou DESQUALIFICADO tem de ser substituído imediatamente através de
uma substituição.

A substituição tem de ser efectuada na zona de substituição.


Intervalos e Troca de Campos


Um intervalo é o período de tempo entre os sets.

Todos os intervalos têm a duração de 3 minutos.

Durante este período de tempo efectua-se a troca de campos e o registo das formações das equipas no boletim de jogo.

O intervalo entre o segundo e o terceiro sets pode ser prolongado até aos 10 minutos.


Depois de cada set as equipas trocam de campos, com excepção do set decisivo.

No set decisivo, quando a equipa que lidera o marcador obtém 8 pontos, procede-se à troca de campos sem qualquer perda de tempo, mantendo-se as mesmas posições dos jogadores.



JOGADOR LIBERO

Em qualquer momento do jogo só um Libero pode estar em campo.

Os jogadores Liberos devem usar um equipamento cuja cor predominante seja diferente de qualquer cor do resto da equipa.


O Libero pode trocar com qualquer jogador da linha defensiva.

O Libero está limitado a jogar como jogador defesa e não lhe é permitido completar um ataque.

O Libero não pode servir, blocar ou tentar blocar.

As trocas com o Libero não contam como substituições.

Se o Libero for expulso ou desqualificado, pode ser imediatamente trocado pelo segundo Libero da
equipa. Se a equipa tiver só um Libero tem o direito de fazer uma redesignação.



COMPORTAMENTO INCORRETO E SANÇÕES

Comportamento Incorreto Menor

Os comportamentos incorrectos de menor importância não são objeto de sanção.

É dever do 1º árbitro evitar que as equipas se aproximem do nível de sanção.
Isto é feito em dois níveis:
1º nível: aplicando uma advertência verbal através do capitão em jogo;
2º nível: através da amostragem do CARTÃO AMARELO para o elemento da equipa que prevaricou. Esta advertência formal não é em si uma sanção.


Comportamento Incorreto que Implica Sanções

O comportamento incorrecto de qualquer elemento da equipa para com a equipa de arbitragem, adversários, colegas de equipa ou público é classificado em três categorias de acordo com a gravidade dos atos.

Comportamento grosseiro: acão contrária às boas maneiras ou aos princípios da moral.

Comportamento ofensivo: palavras ou gestos difamatórios ou insultuosos ou qualquer ação expressando desprezo.

Agressão: ataque físico real ou comportamento agressivo ou ameaçador.


Escala de Sanções

De acordo com o julgamento do 1º árbitro e tendo em conta a gravidade dos atos, as sanções a aplicar são:
- Penalização;
- Expulsão; ou
- Desqualificação.

Penalização - o 1º comportamento grosseiro de qualquer elemento da equipa, no jogo, é penalizado com um ponto e o serviço para o adversário.

Expulsão - Um elemento da equipa que seja sancionado com expulsão não pode jogar até ao final do set, tem de ser substituído.

É sancionado com Expulsão:
- o 1º comportamento ofensivo de um elemento da equipa;
- o 2º comportamento grosseiro pelo mesmo elemento da equipa.

Desqualificação - Um elemento da equipa que seja sancionado com desqualificação tem de ser substituído e sair imediatamente da área de competição.

É sancionado com Desqualificação:
- o 1º ataque físico ou ameaça de agressão;
- o 2º comportamento ofensivo por um mesmo elemento da equipa;
- o 3º comportamento grosseiro por um mesmo elemento da equipa é sancionado com desqualificação.



ÁRBITROS

A equipa de arbitragem para um jogo é composta pelos seguintes membros:
- o 1º árbitro;
- o 2º árbitro ;
- o marcador;
- 2 ou 4 juízes de linha.


Gestos Oficiais dos Árbitros

AUTORIZAÇÃO PARA SERVIR 
Deslocar a mão para indicar a direção do serviço


EQUIPA A SERVIR
Estender o braço do lado da equipa que deve servir


MUDANÇA DE CAMPO
Levantar os antebraços à frente e atrás e rodá-los à volta do corpo


"TEMPO"
Colocar a palma da mão sobre os dedos da outra estendida verticalmente (em forma de T) e indicar a equipa que o solicitou


SUBSTITUIÇÃO
Rotação de um antebraço à volta do outro


ADVERTÊNCIA POR CONDUTA INCORRETA
Mostrar o cartão amarelo para a advertência


PENALIZAÇÃO POR CONDUTA INCORRETA
Mostrar o cartão vermelho para a penalização


EXPULSÃO
Mostar os dois cartões juntos para a expulsão


DESQUALIFICAÇÃO
Mostrar os cartões amarelo e vermelho, um em cada mão, para a desqualificação


FIM DO SET (OU JOGO)
Cruzar os antebraços à frente do peito, com as mãos abertas


FALTA NO BLOCO
Levantar verticalmente os dois braços com as palmas das mãos viradas para a frente


BOLA “DENTRO”
Estender o braço e os dedos na direcção do chão


BOLA “FORA”
Levantar os antebraços na posição vertical com as mãos abertas e viradas para o corpo


DOIS TOQUES
Levantar dois dedos afastados


QUATRO TOQUES
Levantar quatro dedos afastados


REDE TOCADA PELO JOGADOR – BOLA DO SERVIÇO QUE NÃO PASSA
PARA O CAMPO ADVERSÁRIO
Indicar o respetivo lado da rede


FALTA DUPLA OU REPETIÇÃO DA JOGADA
Levantar verticalmente os dois dedos polegares


Gestos Oficiais dos Juízes de Linha


BOLA “DENTRO”
Apontar para baixo e para o terreno de jogo com a bandeirola


BOLA “FORA”
Levantar a bandeirola verticalmente




Adaptado de Regras Oficiais de Voleibol 2015-2016 da Federação Portuguesa de Voleibol.

Poderás fazer o download das Regras Oficiais de Voleibol 2015-2016 aqui.


VOLEIBOL - Ficha de Trabalho 1

VOLEIBOL - Ficha de Trabalho 2

VOLEIBOL - Ficha de Trabalho 3

VOLEIBOL - Ficha de Trabalho 4

VOLEIBOL - Ficha de Trabalho 5

VOLEIBOL - Ficha de Trabalho 6



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