quinta-feira, 19 de março de 2020

BASQUETEBOL



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REGRAS

REGRA UM – O JOGO

Definições

O jogo de Basquetebol

O Basquetebol é jogado por 2 equipas de 5 jogadores cada. 


O objetivo de cada equipa é converter pontos no cesto do adversário e evitar que a outra equipa converta pontos.

O jogo é controlado pelos árbitros, oficiais de mesa e um comissário, se presente.



O cesto: próprio/adversário

O cesto que é atacado por uma equipa é o cesto do adversário e o cesto que é defendido por uma equipa é o seu próprio cesto.


Vencedor do jogo

A equipa que converta o maior número de pontos no final do tempo de jogo será a vencedora. 



REGRA DOIS – CAMPO DE JOGO E EQUIPAMENTO

Campo de jogo

O campo de jogo deve ter uma superfície plana, dura e livre de obstáculos com as dimensões de 28 m de comprimento por 15 m de largura, medidas do bordo interior das linhas limite.


Zona de defesa

A zona de defesa de uma equipa consiste no seu próprio cesto, a parte interior da tabela e a parte do campo de jogo delimitada pela linha final atrás do seu próprio cesto, as linhas laterais e a linha central.


Zona de ataque

A zona de ataque de uma equipa consiste no cesto da equipa adversária, a parte interior da tabela e a parte do campo de jogo delimitada pela linha final atrás do cesto adversário, as linhas laterais e o bordo interior da linha central mais próximo do cesto adversário.


Linhas

Todas as linhas devem ser da mesma cor e marcadas a branco ou outra em contraste, com 5 cm de largura e perfeitamente visíveis.


Linhas limite

O campo de jogo deve ser delimitado por linhas limite, que consistem em linhas finais e laterais. Estas linhas não fazem parte do campo de jogo. 


Linha central, círculo central e semicírculos de lance livre

A linha central faz parte da zona de defesa.

O círculo central deverá ser marcado no centro do campo de jogo com um raio de 1,80 m medido do bordo exterior da circunferência.

Os semicírculos de lance livre devem ser marcados no campo de jogo com um raio de 1,80 m medido do bordo exterior da circunferência.


Área de cesto de campo de 3 pontos

A área de cesto de campo de 3 pontos compreende toda a área do campo de jogo, excepto a área próxima do cesto do adversário.



Equipamento

O seguinte equipamento é necessário:
  • Tabelas e respetivos suportes, consistindo em:
    • Tabelas propriamente ditas
    • Cestos, compreendendo aros (com molas de compensação) e redes
    • Estrutura de suporte, incluindo protecções
  • Bolas de basquetebol
  • Cronómetro de jogo
  • Quadro de marcação
  • Aparelho de 14/24 segundos
  • Cronómetro ou dispositivo adequado (visível e que não seja o cronómetro de jogo) para cronometrar os descontos de tempo
  • 2 sinais sonoros fortes, separados e inconfundivelmente distintos, um para o Operador de 14/24 segundos e Marcador/Cronometrista
  • Boletim de jogo
  • Placas indicativas de faltas de jogadores
  • Sinais indicativos de faltas de equipas
  • Seta de posse de bola alternada
  • Piso de jogo
  • Campo de jogo
  • Iluminação adequada



REGRA TRÊS – EQUIPAS

Equipas


Regra

Cada equipa é constituída por:
  • Um máximo de 12 elementos da equipa autorizados a jogar, incluindo o capitão.
  • Um treinador e, caso a equipa o entenda, um treinador adjunto.
  • Um máximo de 7 acompanhantes, os quais podem sentar-se no banco da equipa e com responsabilidades específicas, por exemplo diretor, médico, fisioterapeuta, estatístico, tradutor, etc.
Durante o tempo de jogo devem estar em campo 5 jogadores de cada equipa e podem ser substituídos.


Equipamentos

Cada elemento da equipa deve vestir uma camisola numerada à frente e nas costas, com números lisos e de cor que contraste com a da camisola

As equipas devem ter, pelo menos, 2 conjuntos de camisolas e:
  • A equipa mencionada em primeiro lugar no calendário (equipa visitada) deve utilizar camisolas de cor clara (de preferência branca).
  • A equipa mencionada em segundo lugar no calendário (equipa visitante) deve utilizar camisolas de cor escura.
  • No entanto, em caso de mútuo acordo, as 2 equipas podem trocar as cores das camisolas.



Jogadores: Lesão

Em caso de lesão de jogador(es), os árbitros podem parar o jogo.


Capitão: Deveres e poderes

O capitão (CAP) é o jogador designado pelo seu treinador para representar a sua equipa no campo de jogo.


Treinadores: Deveres e poderes

O capitão atuará como treinador-jogador se não há treinador, se o treinador não puder continuar em funções e não há treinador adjunto registado no boletim de jogo.



REGRA QUATRO – REGULAMENTO DO JOGO

Tempo de jogo, resultado empatado e períodos suplementares


O jogo consiste em 4 períodos de 10 minutos cada.

Deverão existir intervalos de jogo de 2 minutos entre o primeiro e o segundo períodos (primeira parte), entre o terceiro e o quarto períodos (segunda parte) e antes de cada período suplementar.

Deverá existir um intervalo de jogo de 15 minutos entre a primeira e a segunda parte.

Se o resultado estiver empatado no fim do quarto período, o jogo deve continuar por tantos períodos suplementares de 5 minutos quantos os necessários para anular o empate.

Se uma falta é cometida quando ou imediatamente antes de soar o sinal sonoro do cronómetro de jogo para o fim do período, eventuais lances livres deverão ser executados depois do fim do período.


Início ou fim de um período ou do jogo

O jogo não pode iniciar-se se uma das equipas não se apresenta no campo de jogo com 5 jogadores prontos para jogar


Estatuto da bola

A bola pode estar viva ou morta.


A bola fica viva quando:
  • Durante a bola ao ar, a bola deixa a(s) mão(s) do árbitro principal quando a lança ao ar.
  • Durante um lance livre, quando a bola é colocada à disposição do executante.
  • Durante a reposição de bola de fora do campo, quando é colocada à disposição do jogador que a executará.


A bola fica morta quando:
  • Um cesto de campo ou um lance livre é convertido.
  • Um árbitro apita quando a bola está viva.
  • É evidente que a bola não entrará no cesto num lance livre a que se segue:
    • Outro(s) lance(s) livre(s).
    • Uma penalidade posterior (lance(s) livre(s) e/ou posse de bola).
  • O cronómetro de jogo soa para o fim do período.
  • O aparelho de 14/24 segundos soa quando uma equipa detém a posse de bola.
  • A bola encontra-se no ar durante um lançamento de cesto de campo e é tocada por um jogador de qualquer das equipas, depois:
    • De um árbitro soar o seu apito.
    • De soar o sinal do cronómetro de jogo para o fim do período.
    • De soar o sinal do aparelho de 14/24 segundos.


A bola não fica morta e o cesto convertido é válido, quando:
  • A bola se encontra no ar durante um lançamento de cesto de campo e:
    • Um árbitro soa o seu apito.
    • Soa o sinal do cronómetro de jogo para o fim do período.
    • Soa o sinal do aparelho de 14/24 segundos.



Bola ao ar e posse alternada


Definição de bola ao ar

Uma bola ao ar ocorre quando um árbitro a lança ao ar no círculo central entre quaisquer 2 adversários, no início do primeiro período.

Uma bola presa ocorre quando um ou mais jogadores de equipas adversárias têm uma ou ambas as mãos segurando firmemente a bola, de modo a que nenhum jogador ganhe a sua posse sem aplicar excessiva dureza.


Situações de bola ao ar

Uma situação de bola ao ar ocorre, quando:
  • Uma bola presa é assinalada.
  • A bola sai do campo e os árbitros têm dúvidas ou discordam sobre quem foi o último jogador a tocá-la.
  • Uma bola viva fica presa entre o aro e a tabela.
  • No início de todos os períodos, excepto o primeiro.


Definição de posse de bola alternada

A posse de bola alternada é um método de tornar a bola viva com a sua reposição de fora de campo em alternativa a uma bola ao ar.


Procedimento de posse de bola alternada

Em todas as situações de bola ao ar, as equipas alternarão a posse de bola para reposição fora de campo, no local mais próximo onde a situação de bola ao ar teve lugar.

A equipa que não obtém a posse da bola viva dentro do campo de jogo após a bola ao ar, terá direito à primeira posse de bola alternada.

A equipa com direito à próxima posse de bola alternada no final de qualquer período, deverá iniciar o período seguinte com uma reposição de bola fora do campo no prolongamento da linha central oposto à mesa dos oficiais.

A equipa com direito à posse de bola alternada deve ser indicada pela seta de posse de bola alternada, apontada na direção do cesto da equipa adversária. A direção da seta da posse de bola alternada deverá ser invertida imediatamente após terminar a reposição de posse de bola alternada.



Como jogar a bola

Definição

Durante o jogo, a bola deve ser jogada apenas com a(s) mão(s) e pode ser passada, lançada, tocada, rolada ou driblada em qualquer direção, sujeita às restrições destas regras.


Regra

Um jogador não deve correr com a bola, pontapeá-la ou interceptá-la deliberadamente com qualquer parte da perna ou golpeá-la com o punho.
No entanto, entrar em contacto ou tocar a bola acidentalmente com qualquer parte da perna não é uma violação.


Cesto: Quando é convertido e o seu valor



Definição


Um cesto é convertido quando uma bola viva entra por cima no cesto e permanece ou passa totalmente através do mesmo. 


Regra
Um cesto é averbado à equipa que ataca o cesto adversário no qual a bola entrou da seguinte forma:
  • Um cesto obtido de um lance livre conta 1 ponto.
  • Um cesto obtido da área de campo de 2 pontos conta 2 pontos.
  • Um cesto obtido da área de campo de 3 pontos conta 3 pontos.

Reposição de bola fora de campo

Definição

Uma reposição de bola fora de campo ocorre quando a bola é passada para dentro de campo pelo jogador que se encontra fora das linhas limite para efectuar a reposição da bola.


Procedimento

O jogador deverá fazer a reposição de bola fora de campo no local mais próximo de onde teve lugar a infração.


Após um cesto de campo ou um último ou único lance livre convertido:
  • Qualquer jogador da equipa que não converteu o cesto deverá fazer a reposição de bola fora de campo em qualquer local atrás da sua linha final. 
  • O jogador que executa a reposição de bola pode mover-se lateralmente ou para trás e tem 5 segundos para o fazer.

Desconto de tempo

Definição

Um desconto de tempo é uma interrupção do jogo solicitada pelo treinador ou treinador adjunto.


Regra

Cada desconto de tempo tem a duração de um 1 minuto.

Cada equipa tem direito a:
  • 2 descontos de tempo durante a primeira parte;
  • 3 descontos de tempo durante a segunda parte;
  • 1 desconto de tempo durante cada período suplementar.

Substituição

Definição
Uma substituição é uma interrupção de jogo solicitada por um substituto para tornar-se jogador.


Regra
Uma equipa pode substituir jogador(es) durante uma oportunidade de substituição.



REGRA CINCO – VIOLAÇÕES 

Violações


Definição

Uma violação é uma infração às regras. 


Jogador e bola fora de campo

Definição

Um jogador está fora de campo quando qualquer parte do seu corpo está em contacto com o solo ou com qualquer objeto, que não um jogador, por cima, sobre ou fora das linhas limites
    A bola está fora de campo quando toca:
    • Um jogador ou qualquer outra pessoa que esteja fora de campo.
    • O solo ou qualquer objeto que esteja por cima, sobre ou fora das linhas limite.
    • Os suportes ou a parte posterior da tabela ou qualquer objecto por cima do campo de jogo.

    Drible

    Regra

    Um jogador não deverá driblar uma segunda vez após terminar o seu primeiro drible, a não ser que, entre estes 2 dribles, tenha perdido a posse da bola viva no campo de jogo, provocada por:
    • Um lançamento de cesto de campo.
    • Um toque na bola por parte de um adversário.
    • Um passe ou toque inseguro em que a bola tocou ou foi tocada por outro jogador.

    Regra dos apoios (“passos”) 

    Definição 

    “Passos” é o movimento ilegal de um ou ambos os pés, em qualquer direcção, enquanto o jogador segura uma bola viva no campo de jogo. 

    Uma rotação é o movimento legal no qual um jogador que segura uma bola viva no campo de jogo pisa solo uma ou mais vezes em qualquer direção com o mesmo pé, enquanto o outro pé, designado pé eixo, mantém o mesmo ponto de contacto com o solo. 


    Regra - Determinação do pé eixo de um jogador que agarra uma bola viva no campo de jogo

    Um jogador que agarra a bola enquanto está parado com os dois pés no solo, no momento em que um pé é levantado, o outro pé torna-se o pé eixo.


    Um jogador que cai, deita-se ou senta-se no solo: 
    • É legal quando um jogador cai e desliza no solo enquanto segura a bola ou, enquanto está deitado ou sentado no solo, ganha a posse de bola.
    • É uma violação se o jogador então rola ou tenta levantar-se enquanto segura a bola.

    3 segundos 

    Regra

    Um jogador não pode permanecer dentro da área restritiva da equipa adversária durante mais de 3 segundos consecutivos enquanto a sua equipa detém a posse da bola viva na sua zona de ataque.


    8 segundos 

    Regra

    Sempre que: um jogador na sua zona de defesa obtém a posse de uma bola viva, a sua equipa deve fazer com que a bola passe para a sua zona de ataque dentro de 8 segundos.


    24 segundos

    Regra

    Sempre que um jogador obtém a posse de uma bola viva no campo de jogo, a sua equipa deve tentar um lançamento de cesto de campo dentro de 24 segundos.


    Regresso da bola à zona de defesa

    Regra 

    Um jogador cuja equipa detém a posse de uma bola viva na sua zona de ataque não pode provocar o regresso da bola à sua zona de defesa.



    REGRA SEIS – FALTAS

    Faltas

    Definição 

    Uma falta é uma infração às regras referente ao contacto ilegal com um adversário e/ou comportamento antidesportivo.


    Falta pessoal 

    Definição 

    Uma falta pessoal é um contacto ilegal com um adversário, quer a bola esteja viva ou morta.


    Penalidade 

    Uma falta pessoal deve ser averbada ao infractor.

    Se a falta é cometida sobre um jogador que não está em acto de lançamento, o jogo deve ser reiniciado com uma reposição de bola de fora de campo pela equipa adversária, no local mais próximo de onde ocorreu a infração.

    Se a falta é cometida sobre um jogador que está em acto de lançamento, é concedido a esse jogador um número de lances livres como se segue: 

    • Se o lançamento de cesto de campo é convertido, o cesto é válido e, adicionalmente, 1 lance livre. 
    • Se o lançamento de cesto de campo da área de 2 pontos não é convertido, 2 lances livres. 
    • Se o lançamento de cesto de campo da área de 3 pontos não é convertido, 3 lances livres.

    Falta dupla 

    Definição 

    Uma falta dupla é uma situação em que 2 adversários cometem faltas pessoais um contra o outro, aproximadamente ao mesmo tempo. 


    Penalidade 

    Uma falta pessoal é averbada a cada infractor. Não há lugar a lances livres.


    Falta técnica 

    Regras de conduta 

    Uma conduta adequada no jogo pressupõe uma total e leal cooperação dos jogadores e membros de banco de ambas as equipas com os árbitros, oficiais de mesa e comissário, se presente.

    Cada equipa deve fazer o seu melhor para assegurar a vitória, mas deve fazê-lo dentro do espírito de desportivismo e de fair-play.

    Qualquer deliberada ou repetida falta de cooperação ou inobservância ao espírito e intenção das regras, deve ser considerada uma falta técnica.


    Falta antidesportiva 

    Definição 

    Uma falta antidesportiva é uma falta por contacto de um jogador que, no entender do árbitro não é uma tentativa legítima de diretamente jogar a bola dentro do espírito e intenção das regras.


    Penalidade

    Um jogador deve ser desqualificado para o resto do jogo se for sancionado com 2 faltas antidesportivas, ou 2 faltas técnicas ou 1 falta técnica e 1 falta antidesportiva.


    Falta desqualificante 

    Definição 

    Uma falta desqualificante é uma ação flagrantemente antidesportiva, cometida por um jogador ou por um membro de banco da equipa.


    Penalidade

    Sempre que o infractor é desqualificado deve dirigir-se e permanecer no balneário da equipa durante o resto do jogo ou, se assim o desejar, abandonar o edifício.



    REGRA SETE – DISPOSIÇÕES GERAIS

    5 faltas de jogador 

    Um jogador que cometeu 5 faltas deve ser informado por um árbitro e deve abandonar o jogo de imediato. Deve ser substituído em 30 segundos.


    Faltas de equipa: Penalidade 

    Definição

    Uma falta de equipa é uma falta pessoal, técnica, antidesportiva ou desqualificante cometida por um jogador. Uma equipa incorre numa situação de penalidade de faltas de equipa quando tenha cometido 4 faltas de equipa num período.


    Regra

    Quando uma equipa incorre numa situação de penalidade de faltas de equipa, todas as faltas pessoais subsequentes, cometidas por seus jogadores sobre um jogador que não esteja em ato de lançamento, devem ser penalizadas com 2 lances livres, em vez de uma reposição de bola de fora de campo. O jogador que sofreu a falta é aquele que deve executar os lances livres


    Lances livres 

    Definição

    Um lance livre é uma oportunidade concedida a um jogador para marcar 1 ponto, sem oposição.


    Regra

    O executante de lance livre deve: 
    • Assumir uma posição por detrás da linha de lance livre e dentro do semicírculo.
    • Utilizar qualquer método para executar um lance livre, de forma a que a bola entre no cesto por cima ou toque o aro. 
    • Lançar a bola em 5 segundos, depois de ter sido colocada à sua disposição pelo árbitro. 
    • Não tocar a linha de lance livre ou entrar na área restritiva até que a bola entre no cesto ou toque o aro. 

    Os jogadores nos locais de ressalto de lance livre têm direito a ocupar posições alternadas nestes espaços.




    REGRA OITO – ÁRBITROS, OFICIAIS DE MESA E COMISSÁRIO: DEVERES E PODERES

    Árbitros, oficiais de mesa e comissário 

    Os árbitros devem ser um árbitro principal e 1 ou 2 árbitro(s) auxiliar(es), os quais devem ser assistidos pelos oficiais de mesa e por um comissário, se presente. 

    Os oficiais de mesa devem ser um marcador, um marcador auxiliar, um cronometrista e um operador de aparelho 14/24 segundos. 

    O comissário deve sentar-se entre o marcador e o cronometrista. O seu principal dever durante o jogo é supervisionar o trabalho dos oficiais de mesa e ajudar o árbitro principal e o(s) árbitro(s) auxiliar(es) para que o jogo decorra de forma normal.



    A – SINAIS DOS ÁRBITROS

















    B – O BOLETIM DE JOGO





    Adaptado de Regras Oficiais de Basquetebol 2017 da Federação Portuguesa de Basquetebol.

    Poderás fazer o download das Regras Oficiais de Basquetebol 2017 aqui.

    BASQUETEBOL - Ficha de Trabalho - 1

    BASQUETEBOL - Ficha de Trabalho - 2

    BASQUETEBOL - Ficha de Trabalho - 3

    BASQUETEBOL - Ficha de Trabalho - 4

    BASQUETEBOL - Ficha de Trabalho - 5

    BASQUETEBOL - Ficha de Trabalho - 6


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